Entender mais sobre os tipos de distúrbios de energia elétrica pode ajudar a resolver problemas com mais assertividade e evitar perdas de informações e equipamentos da sua empresa.
A antecipação de problemas para uma resolução planejada e rápida é uma característica dos profissionais da área de tecnologia da informação que buscam entregar resultados mensuráveis, utilizando ferramentas de forma eficaz. Quando falamos no campo da energia elétrica, como vetor para o crescimento das empresas, as ações que garantem uma boa gestão de TI podem estar em situações comuns à área, neste caso, como o conhecimento dos distúrbios elétricos.
Se a busca pela excelência na área de TI faz parte do dia a dia da sua agenda de negócios, leia agora este artigo e entenda mais sobre distúrbios elétricos. Temos certeza que você pode usar esse conhecimento para evitar travamento na sua operação de TI.
Subtensões (Sag)
São distúrbios elétricos de curta duração, momentâneos e temporários. Podem ocorrer por causa queda/partida de grandes equipamentos, curto-circuitos, falha em equipamentos ou manobras da concessionária. Sags respondem por cerca de 87% de todos os distúrbios elétricos.
Efeitos danosos para a empresa: travamento de computadores, perda de dados e erros de processamento, desligamento de equipamentos e oscilações em motores com redução de vida útil.
Sobretensões (Swell)
São de curta duração, momentâneos e temporários, porém destrutivos.
Efeitos danosos para a empresa: travamento de computadores, perda de dados e erros de processamento, desligamento de equipamentos e oscilações em motores com redução de vida útil.
Distorções Harmônicas
A energia elétrica no Brasil possui uma frequência de 60 Hz, essa é a frequência fundamental. Todas as frequências múltiplas da fundamental são considerada Distorções Harmônicas. Correntes não simétricas tendem a causar distorções, porque produzem harmônicas pares e ímpares.
Podem ser causadas por nobreaks que não tenham circuitos de correção de fator de potência, reatores eletrônicos, inversores de frequência, retificadores e outras cargas não-lineares.
Efeitos danosos para a empresa: sobreaquecimento de cabos e equipamentos, diminuição de performance de motores, operação errônea de disjuntores, relés e fusíveis.
Transientes / Surtos
É um distúrbio na onda senoidal, resultando em um rápido e agudo aumento de tensão. É causado por descargas elétricas como raios, manobras da concessionária, manobras de grandes cargas e banco de capacitores..
Efeitos danosos para a empresa: travamentos, perda de memória e erros de processamento, queima de placas eletrônicas, danificação de materiais de isolação e de equipamentos.
Ruídos
É um sinal indesejado de alta frequência que altera o padrão normal de tensão (onda senoidal).
Interferências de estações de rádio e TV e operação de equipamentos eletrônicos desencadeiam ruídos na rede elétrica.
Efeitos danosos para a empresa: travamento, perda de dados e erros de processamento, recepções distorcidas
(áudio e vídeo).
Interrupções (Brownout / Blackout)
Blackout é a interrupção total da alimentação de energia elétrica, Brownout seria o mesmo porém por um curto espaço de tempo. Acontece por causa de curtos-circuitos, descargas atmosféricas e acidentes que exigem manobras precisas que em muitos casos ocorre a abertura de fusíveis ou desarme de disjuntores, etc.
Efeitos danosos para a empresa: queda abrupta de sistemas, danos em componentes, danificação total de produtos.
Prever distúrbios elétricos melhora a qualidade do gerenciamento do setor de TI!
Conhecer os distúrbios elétricos sem dúvida ajuda gestores de TI a prever prováveis imprevistos e planejar melhor as manutenções preventivas, aumentando a vida útil das tecnologias e equipamentos, a produtividade da equipe de TI como um todo e o resultado econômico da empresa, pois menos abertura de tickets de reparos resultam em mais agilidade para atendimento de outros requisitos de negócios, como atendimentos a clientes, por exemplo.
Conteúdo oferecido por Logmaster Tecnologia Ltda.