Aplicações de nobreaks são necessárias em empresas de todos os portes e todos os segmentos. Nossa sociedade atual, cada vez mais precisa de equipamentos eletrônicos para realizar todo o tipo de tarefas, das mais simples às mais complexas. Apesar das facilidades da tecnologia, a infraestrutura elétrica é muito exigida, o que resulta em uma distribuição de energia de qualidade questionável.
Este fato expõe a importância de se conhecer as topologias de nobreaks disponíveis no mercado e quando cada uma delas se torna a escolha adequada para a empresa. A topologia correta garante o fornecimento de energia ininterrupta limpa, com as devidas proteções contra distúrbios elétricos, preserva equipamentos eletrônicos e máquinas contra danos causados por falhas na rede elétrica.
Para que você entenda mais sobre cada topologia e avalie a aplicação em operação hoje na sua empresa, nós preparamos este artigo, que vai ajudar você a identificar possíveis ajustes necessários para um melhor custo/benefício.
Boa leitura!
Nobreak Short-Break
O nobreak short-break é um equipamento de uso doméstico, o que nem sempre é bem compreendido pelas empresas.
Oferece baixo custo de compra e fácil instalação. Porém, esse tipo de equipamento, não tem correção de tensão e frequência para uso profissional. Significa que toda a instabilidade ou ruído da rede elétrica vai ser repassada para os equipamentos eletrônicos e máquinas, comprometendo a operação da empresa, que pode acabar por ter um custo de reposição de equipamentos danificados.
Quando falta energia elétrica e a alimentação segue nas baterias do nobreak, a forma de onda não é uma senoidal pura (veja ilustração abaixo), que é a energia entregue pela empresa de energia elétrica da sua região, o que faz com que o próprio nobreak, através das baterias, entregue uma energia de má qualidade, ou seja, uma forma de onda quadrada (semi-senoidal ou senoidal por aproximação).
A vida útil das baterias destes equipamentos, duram em média um ano, pois atuam sempre que a rede elétrica varia mais que a tolerância admitida pelo nobreak.
Devido o inversor estar desligado na presença de rede, irá ocorrer uma breve interrupção na saída, no momento da transferência para o inversor, de alguns milissegundos. Esta queda não chega a desligar micros pessoais, porém pode travar ou até mesmo desligar servidores de dados.
Proteções: Interrupção (blecaute)
Nobreak Senoidal
O nobreak senoidal podemos dizer que é um produto semi-profissional. É ideal para proteger equipamentos de informática como computadores, impressoras, centrais telefônicas, cftvs e balanças eletrônicas.
O equipamento senoidal oferece potências de 1,5 até 5 kVA. Para se ter uma ideia, uma empresa com mais ou menos 15 computadores, se enquadra no perfil de uma aplicação para um nobreak de 3 kVA.
Possui taxa de transferência quando ocorre a falta de energia da concessionária, por isso é somente adequado para ativos de TI de empresas de pequeno porte. Já para empresas da área médica ou ambientes corporativos que utilizam equipamentos de áreas diferentes da informática, não é a topologia recomendada.
Oferece forma de onda de saída senoidal, que é a mesma fornecida pela concessionária de energia elétrica. Tem baixo custo de aquisição, tamanho reduzido e é silencioso.
Proteções: Sag (subtensão), Swell (sobretensão), Interrupção (blecaute), Surtos
Nobreak Conversor Bi-direcional
Este tipo de nobreak é um equipamento robusto, indicado para área industrial ou o que chamamos de ambientes hostis, quando o nobreak tem que ficar em locais sem infraestrutura, sem climatização, entre outras situações atípicas. Oferece uma excelente durabilidade.
A instalação deve ser em locais onde não haja pessoas trabalhando perto, porque o Nobreak Conversor Bidirecional possui um ruído característico.
Este sistema utiliza apenas um único conversor que trabalha nos dois sentidos (carga e descarga das baterias). Quando tem energia da concessionária, o circuito de controle ativa um relé ou um tiristor que aplica essa energia a um transformador, que alimenta a carga da bateria. Na falta de energia da concessionária, o relé é desativado e o conversor passa a trabalhar em sentido contrário, retirando a energia armazenada na bateria e convertendo-a em corrente alternada.
Trata-se da única topologia que apresenta bypass estabilizado.
Proteções: Sag (subtensão), Swell (sobretensão), Interrupção (blecaute), Tempo de Transferência Zero, Harmônicos, Ruídos, Surtos
Nobreak Dupla Conversão On-Line
Este é um nobreak de uso profissional. Oferece energia 100% limpa e com o mínimo de variação de tensão, sendo ideal para ambientes corporativos de médio e grande porte.
Atende ativos de TI e equipamentos médico-hospitalares essenciais, sistemas de telecomunicações e qualquer outro que necessite de energia elétrica de alta confiabilidade.
Oferece proteção completa contra todos os distúrbios de energia elétrica, ruídos, picos de oscilações de tensão e frequência, com geração própria e constante de energia limpa, isolada da rede gerada pela concessionária.
O nobreak dupla conversão online oferece outras duas grandes vantagens:
Aceita variações de frequência de entrada, estabilizando-as na saída, o que torna o equipamento plenamente compatíveis com grupos geradores.
O uso das baterias ocorre somente nas faltas de energia ou mediante grandes oscilações de tensão. Os nobreaks dupla conversão suportam estes problemas, efetuando a correção sem a necessidade de utilização das baterias.
Tem uma vida útil bastante grande, podendo chegar a mais de 15 anos, desde que o usuário seja bem orientado sobre a qualidade da sua instalação e faça as manutenções preventivas.
É composto por módulo retificador AC/DC, que alimenta as baterias recarregando-as. E módulo inversor DC/AC, sendo dois conversores distintos. O módulo inversor opera 100% do tempo, alimentando constantemente a carga (equipamentos conectados ao nobreak). Não existe tempo de comutação (transferência) pois é sempre o inversor que alimenta a carga (veja na imagem).
Proteções: Sag (subtensão), Swell (sobretensão), Interrupção (blecaute), Tempo de Transferência Zero, Harmônicos, Ruídos, Surtos
Antes de definir a topologia do Nobreak, avalie as condições de instalação e o custo/benefício no médio e longo prazo.
Na hora de definir a topologia do nobreak, normalmente pesa o custo/benefício. Mas nossa experiência mostra que em muitos casos, o cálculo não fecha, pois o valor inicial mais baixo, não representa todos os centros de custos de uma escolha de fontes de energia ininterrupta inadequada no médio e longo prazo.
Para que você tenha uma aplicação que garanta um ambiente corporativo confiável, com energia limpa e economia na gestão, se faz necessário observar todas as variáveis relacionadas com a necessidade da sua empresa, a instalação, as proteções necessárias, para então ser possível definir o equipamento certo.
Observe esses pontos na sua tomada de decisão.
Conteúdo oferecido por Logmaster Tecnologia Ltda.